João Gilberto • A Roupa do Leão

João Gilberto foi o maior descolador de músicas.  É Luxo Só, Morena Boca de Ouro, Rosa Morena, Aos Pés da Cruz, Doralice, Trevo de Quatro Folhas, Saudade da Bahia, Bolinha de Papel, A Primeira Vez, Samba da Minha Terra, Trenzinho, foram descoladas pelo feiticeiro de Juazeiro; gravadas nos seus tres primeiros LPs. Na sequencia foram outras tantas.

Ora, vejam só o que eu descolei:

A Roupa do Leão, do LP José Vasconcellos conta histórias de Bichos – comprado em 1962 na Eletrolândia, à rua São Bento em São Paulo –  introduzidas por vinhetas interpretadas por artistas do casting da antiga Odeon.

01- O Presunto do Jacaré – Celly Campello
02 – A Roupa do Leão – João Gilberto
03 – O Elefante Tarzan – Noriel Vilela
04 – Vicente, o Peru diferente – Normal Benguell
05 – O Rato Cangaceiro – Trio Irakitan
06 – Rosa , a Macaca Famosa – Anisio Silva
07 – A Barata Serafina – Elza Soares
08 – Panchito o Galo Tenor – Trio Esperança
09 – A Pirraça da Tartaruga – Stelinha Egg
10 – O Gato Raulino – Moreira da Silva

Ouçam o rei João:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Essa, acho eu, nem o Caetano sabe.

Toquei A Roupa do Leão pro João, pelo telefone é claro, numa madrugada sonora na casa de sua amiga Lú Medeiros, aqui de São Paulo. Ele gostou e a gente ficou falando de música. Depois tocou Da Cor do Pecado e o som ficou pendurado que nem uma luz no céu.

Um abraço do João no meu violão

P.S.: João, em 1961, me ensinou boa parte do Abraço no Bonfá. 

Pelo telefone.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 Responses to “João Gilberto • A Roupa do Leão”

  1. marco maida disse:

    Edgard, que interessante ler sua história. Como colecionador (nascido em 1968) da obra de João Gilberto, imagino o prazer que você sentiu ao chegar em casa em 1962 e ouvir este disco. Hoje tenho mais de 100 discos brasileiros e importados onde João Gilberto brilha. Quero organizar tudo isto num site. E adoraria poder fazer contato com a atual esposa de João Gilberto para ajudá-la na pesquisa do documentário que ela está preparando. Escrevo para você, porque, talvez possamos falar com a Lu Medeiros para fazer esta ponte… De qualquer forma, prazer em conhecer mais um poeta que tem em João Gilberto seu ídolo. Um abraço e até breve. Marco Maida.

  2. Edgard Poças disse:

    Obrigado Marco. O João está na dele e foi assim que ele mudou a história da musica popular. Eu estou com ele no meu coração. Abraço. edgard

  3. EDGARD, adorei a música “A roupa do Leão” interpretada pelo gênio JOÃO GILBERTO, na verdade, não conhecía…
    Comparto sua admiração e carinho para aquele que como diz meu amigo Carlos Alberto Afonso da Toca do Vinícius/Ipanema, ele é o “Cantor das nossas vidas”…! Abraços.

    P.S.: Convido a você a visitar meu Blog temático BOSSA NOVA CLUBE…!

Leave a Reply