João Gilberto foi o maior descolador de músicas. É Luxo Só, Morena Boca de Ouro, Rosa Morena, Aos Pés da Cruz, Doralice, Trevo de Quatro Folhas, Saudade da Bahia, Bolinha de Papel, A Primeira Vez, Samba da Minha Terra, Trenzinho, foram descoladas pelo feiticeiro de Juazeiro; gravadas nos seus tres primeiros LPs. Na sequencia foram outras tantas.
Ora, vejam só o que eu descolei:
A Roupa do Leão, do LP José Vasconcellos conta histórias de Bichos – comprado em 1962 na Eletrolândia, à rua São Bento em São Paulo – introduzidas por vinhetas interpretadas por artistas do casting da antiga Odeon.
01- O Presunto do Jacaré – Celly Campello
02 – A Roupa do Leão – João Gilberto
03 – O Elefante Tarzan – Noriel Vilela
04 – Vicente, o Peru diferente – Normal Benguell
05 – O Rato Cangaceiro – Trio Irakitan
06 – Rosa , a Macaca Famosa – Anisio Silva
07 – A Barata Serafina – Elza Soares
08 – Panchito o Galo Tenor – Trio Esperança
09 – A Pirraça da Tartaruga – Stelinha Egg
10 – O Gato Raulino – Moreira da Silva
Ouçam o rei João:
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Essa, acho que nem o Caetano sabe.
Toquei A Roupa do Leão pro João, pelo telefone é claro, numa madrugada sonora na casa de sua amiga Lú Medeiros, aqui de São Paulo. Ele gostou e a gente ficou falando de música. Depois tocou Da Cor do Pecado e o som ficou pendurado que nem uma luz no céu.
•
•
P.S.: João, em 1961, me ensinou boa parte do Abraço no Bonfá.
Pelo telefone.
•
Tags: A Primeira Vez, Anísio Silva. Elza Soares, Aos Pés da Cruz, Bolinha de Papel, Bororó, Celly Campello, Da cor do pecado, Doralice, É Luxo Só, Edgard Poças, João Gilberto, José Vasconcellos, Moreira da Silva, Morena Boca de Ouro, Noriel Vilela, Norma Benguell, Rosa Morena, Samba da Minha Terra, Saudade da Bahia, Stelinha Egg, Trenzinho, Trevo de Quatro Folhas, Trio Esperança, Trio Irakitan
Edgard, que interessante ler sua história. Como colecionador (nascido em 1968) da obra de João Gilberto, imagino o prazer que você sentiu ao chegar em casa em 1962 e ouvir este disco. Hoje tenho mais de 100 discos brasileiros e importados onde João Gilberto brilha. Quero organizar tudo isto num site. E adoraria poder fazer contato com a atual esposa de João Gilberto para ajudá-la na pesquisa do documentário que ela está preparando. Escrevo para você, porque, talvez possamos falar com a Lu Medeiros para fazer esta ponte… De qualquer forma, prazer em conhecer mais um poeta que tem em João Gilberto seu ídolo. Um abraço e até breve. Marco Maida.
Obrigado Marco. O João está na dele e foi assim que ele mudou a história da musica popular. Eu estou com ele no meu coração. Abraço. edgard
EDGARD, adorei a música “A roupa do Leão” interpretada pelo gênio JOÃO GILBERTO, na verdade, não conhecía…
Comparto sua admiração e carinho para aquele que como diz meu amigo Carlos Alberto Afonso da Toca do Vinícius/Ipanema, ele é o “Cantor das nossas vidas”…! Abraços.
P.S.: Convido a você a visitar meu Blog temático BOSSA NOVA CLUBE…!