Theloniuos Monk

Theloniuos Sphere Monk.

O monge das esferas.

Newton tocando para Einstein

Straight no chaser.

Melodious Tonk

diria Nellie

ao crepúsculo.

Smoke gets in your eyes.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

(Rocky Mount, 10 de outubro de 1917 — Weehawken, Nova Jérsei, 17 de fevereiro de 1982)

Tags: , ,

5 Responses to “Theloniuos Monk”

  1. Thelonious foi um desses gênios que passam pela vida transitando na margem que delimita a genialidade da loucura. Como pianista amador e louco por jazz, eu o introduzi no altar das minhas divindades do teclado, ao lado direito de Oscar Peterson e tendo ao seu esquerdo Nat king Cole. Ave Thelonious, que de macaco só tem mesmo o nome!

  2. Edgard Poças disse:

    Com certeza! Melodious Tonk era Straight no Chaser, meu caro Waldir!

  3. Meu caro Edgard, a minha intenção mencionando o termo “mamaco” como uma corruptela do Monk do seu nome – intenção grosseira e politicamente incorreta, admito – derivou de algumas cenas protagonizadas por ele e que ficaram impregnadas na minha memória visual. Nessas ele aparece rodopiando em torno de um piano, lembrando gestos ancestrais. Aliás, como todo gênio, ele tinha um lado “mad” acentuado. Faz algum tempo li uma biografia do “Monge”, o que me deixou mais convicto sobre a sua genialidade, meio fronteiriça com a loucura. Mas nesse mundo atual, resta perguntar, quem não é louco? Abração…e obrigado pelas suas considerações, educadas como sempre!

  4. No comentário anterior, erro digitação: onde se lê mamaco, leia-se “Macaco”…

  5. Edgard Poças disse:

    Abração! Criss-Cross!

Leave a Reply