Noel Rosa. O Poeta do Samba e da Cidade.

Contraponto entre o gênio e a sua cidade mulher.

André Diniz acerta no x do problema:

Um sambista de mão cheia.… que construiu a sua músicalidade reunindo referências diversas.… Um mediador cultural que, nas trocas de linguagem e na experiência de mundo com os compositores de formação mais humilde, dos morros e do subúrbio, deu o caminho definitivo de um samba que não é negro nem branco, mas mestiço; um samba que não nasceu no morro nem no asfalto, mas com a obra do indivíduo que soube aproveitar a influência dos rítmos europeus, africanos e americanos na formação de suas composições, mediando mundos culturais distintos, ultrapassando fronteiras delimitadas pela origem social, expressando a música de uma cidade.

O samba na realidade

Não vem do morro

Nem lá da cidade

E quem suportar uma paixão

Sentirá que o samba então

Nasce do coração.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Publicado pela Casa da Palavra e inclui um belo CD com sucessos do nosso Noël.

Quem Dá Mais

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Tags: ,

2 Responses to “Noel Rosa. O Poeta do Samba e da Cidade.”

  1. roberto sion disse:

    Caro Edgard , elogios à tua pessoa e a tudo que já contribuistes como poeta , musico , publicitario e historiador , como gostas de brincar : ABUNDAM .
    Mesmo assim , acresço mais um , vindo de minha amizade de tantos anos , de momentos musicais divididos , discussões filosofico sonoras , risadas ( muitas ) , de nossas duas parcerias em canções ( há que se aumentar ) e da satisfação e orgulho de ser teu amigo .
    Muita saude , risos e felicidades para nós todos ,
    Roberto Sion

  2. Edgard Poças disse:

    O abraço de sempre, meu grande amigo.

Leave a Reply