Passados trinta e seis anos atrás, consigo uma cópia do filme da Topper rodado na véspera da Copa do Mundo de 1982, poucos dias antes de embarcar da seleção canarinho voar para a Espanha. O comercial criado, pela agência Thompson, filmado no estádio do Pacaembú, produzido pela da TVC e dirigido por Dorian Taterka, tratava de um provável embate entre a seleção brasileira e a alemã, estrelado pelo dr. Sócrates, com a participação de Serginho Chulapa, Paulo Isidoro e outros que infelizmente não aparecem nesta edição do filme.
Lembro que chovia, chuva de filme: bola rolando solta, eu capitão da seleção germânica, um defensor viril porem desleal, com cara de mau, evito a infiltração socrática, mandando-lhe um chucrute, aliás, instruído pelo próprio Sócrates, de como sarrafa -lo sem excluí-lo da Copa.
Prrrriiiiiii… penalty!
Revoltado, reclamei acintosamente de sua senhoria o árbitro e fui, corretamente, mandado para o chuveiro.
Doutor cobrou e… gol do Brasil!
Durante os papos – copa e copos – que rolaram durante as filmagens, jamais poderíamos imaginar a quantidade de água que em 2014 eles iriam despejar no nosso chopes, justamente aqui, no país do futebol… nem o sabor da pizza que os italianos estavam cozinhando para saborearmos em Sarriá.
Nada como o tempo para passar dizia Vinicius de Moraes…
Voa canarinho, voa…
O tempo é agora.
Como sempre, vou torcer pra seleção trazer o caneco cheio de vodka pra dar um alívio na desesperança do astral brasileiro:
-Pra frente Brasil!
•
http://www.edgardpocas.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Topper-30.mov
•