Sérgio Mineiro. Saudade.

Zeca Assumpção me apresentou Sérgio Mineiro lá pelos idos de 1966 e foi amizade à primeira vista. O Sunça tocava contrabaixo no São Paulo Dixieland Band, o Sérgio e eu tocávamos violão de festa. Rolaram grandes papos e solos, aquele acorde, aquele baixo, João, Tom, MilesMingusMonk, etc…  acompanhados do inefável Juanito el Caminador, Red Label. O Divino Centeio conforme de Moraes.

Uma desavença besta nos afastou quarenta anos. cruzamos em agências de publicidade, neca de papo, cumprimentos formais. Para piorar éramos  concorrentes. Sérgio, dono do bem sucedido estudio MCR e eu compondo para diversos estúdios -Bandeirantes, Cruzeiro do Sul, JV, Vice e Versa, Eldorado, Norte Magnético e mais tarde para minha firma, a Klaxon.

Quarenta anos de não sei quantas trilhas, jingles, spots, vinhetas (e provas) depois – recebo o telefonema:

– Edgard Poças?

– Sim, quem vai falar?

– É Sérgio Mineiro. Tô aqui com um jingle pra voce cantar. Vai ficar bonito  na tua voz.

Era a hora, aquela em que a gente não pode negar fogo, peguei o gancho fui e cantei.

Nunca mais deixamos de nos encontrar, pelo menos duas vezes por semana. Uma para o ensaiar o show que escrevi para gente cantar, contar histórias, beber durante, e outra para almoçar no Espírito Santo desfiando o bacalhau e o tempo na companhia do fervilhante casal Garcia.

Sérgio, emérito mineiro, contador e gostador de histórias, adorava repetir as mesmas com arranjos diferentes. Ouvi as tantas e ri como se fosse a primeira.

Incorporou ao seu repertório a frase que o Otto Lara Rezende definiu a mineirice:

– Edgard, ser mineiro é não tocar nesse assunto!

De repente parou com os ensaios, os almoços continuaram, mas, sem tocar no assunto do show, até sua morte recente. Pra mim toda morte de alguem querido é recente.

As partituras estão numa pasta que nunca mais abri. Às vezes dá vontade de fazer o show sozinho, num boteco qualquer ao lado de uma cadeira vazia.

Teu jingle.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

 

Uma parceria com Maurício Novaes em sua homenagem:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Vagabundo,

deslizando na canção,

a bossa, o mundo

céu e mar…

Dia de luz, festa de sol

e ter tempo pra sonhar…

– Olha, é como o verão!

Tambem bate um coração.

Saudade.

Tags: , , , ,

8 Responses to “Sérgio Mineiro. Saudade.”

  1. Regina Dias disse:

    Querido Edgard

    Nosso Mineiro contando historias era incomparável. Quantas delas eu me lembro e dou risada sozinha (conheceu a performance da mosca de banheiro?). Viajamos juntos de HD com Campa e Maninho por Tiradentes, BH, Floripa, Campos do Jordão muitas vezes. e Trabalhar com ele sempre foi leve e gratificante. Eu o admirava. Lindo texto! Parabens pelo blog. Beijos. Re.

  2. Edgard Poças disse:

    Obrigado Regina. Sinto muita falta dele. Beijo. edgard

  3. Edgard, foi uma surpresa encontrar este seu blog delicioso. Eu estava procurando o jingle “Maria, sai da lata!”, que gravamos há mil anos, com o Folifonia. E navegando pelo blog, eis que encontro essa pérola. Saudades do Mineiro, saudades de vc também. bj. Márcia

  4. Edgard Poças disse:

    Oi, Márcia, saudações e saudades, obrigado pela visita! Apareça sempre.
    Um beijo e tudo de bom.

    edgard

  5. cleo muniz disse:

    ola edga eu sou cleo filha mais nova do mineiro. Obrigada pelo o texto eh maravilhoso. gostaria de saber se vc tem o arquivo da musica e se tivesse tempo poderia me mandar. muito obrigada

  6. Celso Werneck disse:

    Como irmão e padrinho (de crisma e de música) o Sérgio me deu muitos presentes bacanas, mesmo fora de aniversários e natais, muito generoso não sabia nem se importava com isso mas os que eu curti mais eram suas idéias e suas amizades pessoais que ele fazia questão de compartilhar com nosotros. Um abração procê.

  7. Nogueira disse:

    Olá Edgard, bom dia! Estamos acertando aqui para na possibilidade de domingo que vem, dia 27 na PROGRAMAÇÃO DO RENATO TEIXEIRA o tema ser de trilha e jingles que Renato interpretou. Temos aqui no repertório da Rádio Sudeste um vasto arquivo que pesquisamos. Desejo saber se você tem algum exclusivo dele ou me informar quem tenha. Os tradicionais como Bala de Leite Kids, Sonrisal, etc temos. Será uma honra se puder nos enviar um áudio com um depoimento sobre o Renato Teixeira e a publicidade para inserimos nesta programação. Pode ser? Ficaremos no aguardo.
    http://www.radiosudeste.com.br

  8. Edgard Poças disse:

    Oi Nogueira!

    Não tenho nenhum material do Renato, que conheci pelos meados dos anos 60 quando tocávamos violão pelos bares da noite.
    Renato sempre me pedia que tocasse “Aonde andou voce”, do Carlos Lyra.
    Tempo bom.

    Abraço.

    edgard

Leave a Reply