Pátria • Ruy Barbosa

A pátria é a família amplificada.

E a família, divinamente constituída, tem por elementos orgânicos a honra, a disciplina, a fidelidade, a benquerença, o sacrifício.

É uma harmonia institiva de vontades, uma desestudada permuta de abnegações, um tecido vivente de almas entrelaçadas.

Multiplicai a célula, e tendes o organismo.

Multiplicai a família, e tereis a pátria.

…………………………………………………………………………………………………………

Não chamemos jamais inimigos da pátria aos nossos contendores. Não averbemos jamais de traidores à patria os nossos adversários mais irredutíveis. A pátria não é ninguém, são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à idéia, à palavra, à associação.

A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo: é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade.

Os que a servem são os que não invejam, os que não infamam, os que não conspiram, os que não sublevam, os que não emudecem, os que não se acobardam, mas resistem, mas ensinam, mas esforçam, mas pacificam, mas discutem, mas praticam a justiça, a admiração, o entusiasmo. Porque  todos os sentimentos grandes são benignos, e residem originariamente no amor.

 •

Transcrito de Rui Barbosa: Elogios Acadêmicos por JSN pp.401-402, Colhido na magníica Antologia de Antologias de Magaly Trindade Gonçalves; Zélia Thomaz de Aquino; Zina Bellodi Silva, Editora Musa, 1996.

Tags: , , , , , ,

Leave a Reply